33o Congresso Conasems – Lançamento de Estudo de Caso sobre o PMM em Pernambuco

A publicação “O Programa Mais Médicos em Pernambuco: experiências da Atenção Primária em Saúde dos municípios de Águas Belas, Ouricuri e Vitória de Santo Antão” será lançada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) durante as atividades do 33o Congresso Conasems, nesta sexta-feira (14/7), em Brasília. A sexta edição da Série Estudo de Caso sobre o Programa Mais Médicos analisa aspectos operativos dos profissionais do PMM para produzir melhores resultados em saúde para a população dos municípios, sob a ótica de uma equipe de pesquisadores em saúde e cientistas sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo os autores, “apesar das diferenças socioeconômicas e da densidade populacional existentes entre os municípios do estudo, foram encontrados resultados positivos semelhantes que os ajudaram a entender que o PMM é capaz de assumir um papel determinante na consolidação do modelo de atenção à saúde adotado pelo Brasil”. Ainda os autores, “o PMM alcançou resultados antes inauditos nos sistemas de saúde dos municípios de Águas Belas, Ouricuri e Vitória de Santo Antão e acreditam que este estudo contribui para a abertura de novos espaços de diálogo e para fomentar outros estudos”.

As evidências científicas sobre o PMM são divulgadas pela OPAS, por meio da Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos (maismedicos.bvsalud.org), com acesso facilitado a trabalhos que relatam avanços na cobertura dos serviços de Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliação do acesso da população aos serviços de saúde e melhoria de indicadores de saúde da população. Tais avanços, impulsionados pelo Programa Mais Médicos, também são registrados e divulgados pela OPAS por meio da Série Estudo de Caso que destaca as boas práticas, as inovações e as experiências exitosas que fortalecem a Atenção Básica no SUS. Conheça as edições anteriores da Série aqui 

Baixe o Estudo de Caso “O Programa Mais Médicos em Pernambuco: experiências da Atenção Primária em Saúde dos municípios de Águas Belas, Ouricuri e Vitória de Santo Antão”

Lançamento Estudo de Caso

Local – Stand da OPAS no 33o Congresso Conasems

+ Atividades sobre o Programa Mais Médicos no 33o Congresso Conasems

Roda de Conversa: “Programa Mais Médicos para o Brasil: caminhos percorridos, experiências vividas. E o futuro?”

Local: Sala M13

Dia e período: 14/07 das 14 às 20 horas
Descrição: Roda de conversa com gestores municipais, gestores do Programa e pesquisadores do tema. A partir da realidade municipal, da visão do gestor federal – coordenador do Programa – e de resultados de pesquisas, conversar sobre a consolidação, sustentabilidade e processo de transição do Programa, considerando suas potências e fragilidades assim como o protagonismo municipal na organização da Atenção Básica no SUS.

Dia 15/07

Oficina de sensibilização: Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Básica Descrição: A partir do protagonismo do gestor municipal na organização da Atenção Básica no território/município, apresentar pressupostos e metodologia para um exercício de dimensionamento da força de trabalho na Atenção Básica no SUS.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *