Sobre

A Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos é uma iniciativa conjunta da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco a OPAS-OMS e Ministério da Saúde. Constituem uma ferramenta de interação entre pesquisadores, gestores e demais atores do setor saúde que reúne informações e evidencias científicas provenientes das pesquisas sobre o Programa Mais Médicos.

Seu objetivo é compartilhar os conhecimentos acumulados no processo de implementação do programa como parte de uma estratégia para tornar transparente os resultados, fortalecer as ações públicas e facilitar o intercâmbio de experiências. Organizar, socializar e promover a difusão deste investimento intelectual envolvido, analisar e refletir sobre o mesmo, promover intercâmbio de informação entre os pesquisadores são algumas das atividades que a Plataforma possibilita.

A Plataforma de Conhecimentos reúne acervos de Pesquisas e de Publicações sobre o Programa Mais Médicos. O Acervo de Pesquisa contém informações sobre as principais investigações sobre o tema concluídas e em andamento no Brasil. Já o Acervo de Publicações oferece os resultados de um levanta¬mento contínuo dos trabalhos científicos publicados sobre a forma de artigos, livros e capítulos de livros e teses defendidas que referem o Programa MM, assim como o link de acesso.

As bases de dados são construídas por meio da interação com o pesquisador que pode cadastrar o seu projeto de pesquisa, descrever questões metodológicas, compartilhar resultados e desafios na geração do conhecimento. Outra forma de coleta é, desde 2013, a busca sistemática aos principais sites acadêmicos e, a partir de 2016, a utilização de motores de busca em repositório digital, por meio da parceria com a BIREME/OPAS/OMS.

Os pesquisadores que parti¬cipam ou coordenam uma ou mais pesquisas sobre o Pro-grama podem cadastrar seus trabalhos pre¬enchendo o formulário online neste site ou enviando link de suas publicações.
Este trabalho é fruto da cooperação técnica entre a Rede APS da Abrasco, o Ministério da Saúde e a OPAS/ OMS representação do Brasil. Contamos com a colaboração de todos!

Rede de Pesquisa em Atenção Primaria (ABRASCO) - http://www.rededepesquisaaps.org.br/

Parceiros:
OPAS Brasil - http://www.paho.org/bra/
Ministério da Saúde - http://www.saude.gov.br

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) - http://www.abrasco.org.br

A Plataforma de Conhecimentos reúne acervos de Pesquisas e de Publicações sobre o Programa Mais Médicos. As bases de dados são construídas por meio da interação com o pesquisador que pode cadastrar o seu projeto de pesquisa, descrever questões metodológicas, compartilhar resultados e desafios na geração do conhecimento e enviar sua publicação.

Outra forma de coleta é, desde 2013, a busca sistemática aos principais sites acadêmicos e em sitio oficiais do governo brasileiro, a partir de 2016, a utilização de motores de busca em repositório digital, por meio da parceria com a BIREME/OPAS/OMS.

Foram utilizadas as seguintes palavras chave “mais medicos” “more doctors” “mas médicos” y “Brasil” “Brazil”, entre outras. Também foi desenvolvido uma taxonomia para registrar os documentos referentes ao programa Mais Médicos, disponível em: Taxonomia PMM.

O usuário da Plataforma de Conhecimentos pode colaborar de diversas maneiras, como enviando sugestão de publicação sobre o tema, cadastrando pesquisas em que esteve ou esta envolvido e ainda enviado sugestões para criação de comunidades de praticas, noticias, realização de eventos, entre outros.